Brincadeiras para download

BRINCADEIRAS E ATIVIDADES PARA TODA A FAMÍLIA

Foi pensando nesse mundo tão digital e na falta das brincadeiras de antigamente que resgatamos em forma de um e-Book 32 BRINCADEIRAS E ATIVIDADES PARA A FAMÍLIA SE DIVERTIR, usando coisas que a gente tem em casa ou são muito fáceis de achar por aí. Ah e é claro, a gente quer compartilhar com vocês :-)

Para fazer o download do e-Book e receber nossa newsletter, basta nos enviar um e-Mail com seu nome para contato@voceqfaz.com.br. Vamos te mandar o link para você fazer o download :-)

Queremos agradecer a um time de amigos e profissionais que contribuiram com seu talento na composição deste e-Book. São eles: Marisa Boni (coordenação geral), Beto Junqueyra (direção editorial), Carmen Pareras (direção operacional), Sandra Brazil (revisão), Gisele Bruhns (ilustrações), Olívia Yumi (revisão) e Rafael Ruschel (pesquisa, diagramação e ilustrações).

Agora chegou a hora de brincar e se divertir.  Vamos lá?

 

BRINCADEIRA #01
(01/07/2018)

ROUBA MONTE

Jogo de cartas simples para a família toda.

Você vai precisar de...
• 1 ou 2 baralhos de cartas, dependendo da quantidade de jogadores

Instruções:
1. Embaralham-se as cartas e distribuem-se quatro cartas para cada jogador.
2. No centro da mesa são dispostas oito cartas com a face virada para cima.
3. O primeiro jogador compara suas cartas com as da mesa; se alguma carta “casar”, ou seja, formar um par de figuras iguais ou números iguais, ele pega essas cartas (as que casaram) e as coloca num montinho separado, diante dele, com a face voltada para cima.
4. Só se pode formar um par por vez.
5. Se nenhuma carta da mão “casar”, ele deve descartar uma carta da mão e colocá-la ao lado das outras na mesa e, assim, passar a vez para o jogador seguinte.
6. O próximo jogador, assim como todos os outros, deve comparar suas cartas com as da mesa e com a carta de cima do monte dos adversários. Se alguma delas casar com algum monte, ele põe a carta que casou em cima do monte do outro jogador e rouba-o, colocando-o diante de si ou sobre o monte que já tem.
7. Quando as cartas da mão acabarem, pode-se distribuir mais quatro cartas para cada um.
O jogo acaba quando não houver mais cartas no baralho. Quem tiver mais cartas ganha.

 

BRINCADEIRA #02
(15/07/2018)

SPLASH

Esta é uma brincadeira muito divertida para fazer em algum lugar onde você possa brincar com água.

Você vai precisar de...
• Balões de festa (um para cada jogador)

Instruções:
1. Os jogadores formam uma roda, enchem os balões com água e os colocam no centro.
2. É feito um sorteio e a quele que for sorteado pega um dos balões e se posiciona na roda para iniciar.
3. Ao sinal de início, o jogador deve passar o balão bem rápido para o colega que estiver do seu lado direito. Este, então, deve pegar o balão com muito cuidado e entregá-lo na mão do próximo colega, que deve repassá-lo para o que está à sua direita, até que o balão estoure na mão de alguém.
4. Aquele que estourar o balão sairá do jogo. O jogador seguinte pegará então outro balão, que está no centro da roda, e reiniciará a brincadeira que continua até que sobre somente um jogador, que será o vencedor.

 

Dica 1: A passagem do balão pode ser determinada pelo ritmo de uma música, que pode ser tocada ou cantada. Se for cantada, é mais divertido: pode-se começar mais devagar e ir acelerando aos poucos. Adapte o grau de dificuldade conforme a idade dos participantes.

Variação 1: Cantando e utilizando as regras da brincadeira “Escravos de Jó” com número par de participantes. Em roda, um jogador sim e outro não iniciam com um balão cada um e passam, ao mesmo tempo, o balão para o jogador que está sem balão à sua direita.

Variação 2: Competição entre duas equipes organizadas em fila. Quem estourar o balão recomeça. A equipe que terminar primeiro ganha a competição.

 

BRINCADEIRA #03
(01/08/2018)

ESCRAVOS DE JÓ

Escravos de Jó jogavam caxangá. Tira. Põe. Deixa ficar... Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá...

Você vai precisar de...
• Um objeto semelhante para cada jogador.

Instruções:
1. Os jogadores se organizam ao redor de uma mesa, com um objeto semelhante para todos (pedra, copo, caneca ou caixa de fósforos) e que seja fácil pegá-lo com uma só mão.
2. Ao ritmo da música, marcando os tempos fortes com o objeto em cima da mesa, os jogadores iniciam a brincadeira de passar o objeto que têm na mão direita para o colega que está a sua direita, deixando o objeto sempre diante do amigo.
3. Enquanto todos cantam “zigue-zigue-zá”, com o objeto na mão direita, fazendo o movimento de “ir e voltar”, o objeto só deve ser passado para a pessoa que está a sua direita quando todos disserem “zá”.

Dica: Aumente a dificuldade! Na primeira vez, a música é cantada com a letra tradicional. Na segunda, a melodia é entoada apenas com os sons de “lá-lá-lá”. Na terceira vez, os jogadores apenas murmuram a melodia. Na quarta, os jogadores apenas movimentam os objetos, sem nenhum som, de modo que apenas as batidas na mesa deem o ritmo da cantiga.

 

BRINCADEIRA #04
(15/08/2018)

MASSINHA DE MODELAR CASEIRA

Uma receita fácil de fazer, com muita diversão!

Você vai precisar de...
• 1 xícara (chá) de sal
• 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 2 colheres (sopa) de óleo de cozinha
• 1 colher (sopa) de vinagre
• 1½ xícara (chá) de água
• Corante alimentício de várias cores

Instruções:
1. Coloque todos os ingredientes em uma tigela grande. Em seguida, misture-os com as mãos, até que adquiram a mesma consistência de uma massinha comprada nas lojas. Se você vive em um clima mais úmido, ou se a massa ficou muito úmida ou pegajosa, adicione uma pitada a mais de farinha. Se a massa ficou muito seca, adicione um pouquinho de água.
2. Divida a massa, fazendo bolas, uma para cada cor.
3. Pegue uma bola da massinha e faça um orifício com o dedo. Pingue algumas gotas de corante alimentício. Dobre cuidadosamente a massa várias vezes, até que a cor se misture bem.
4. Guarde cada massa colorida em um pote plástico ou vidro com tampa.

Dica: Esta receita de massinha não tóxica é indicada para fazer massinha colorida de longa durabilidade. Se for conservada em um recipiente hermeticamente fechado (qualquer recipiente selado que bloqueia a entrada de ar) e/ou na geladeira, dura em média quatro meses. Se começar a secar ao longo do tempo, adicione uma pequena quantidade de água.

 

BRINCADEIRA #05
(01/09/2018)

SOMBRAS CHINESAS

Esta brincadeira é ótima para fazer à noite,mas também pode ser feita de dia, se o ambiente for bem escurecido.

Você vai precisar de...
Para esta brincadeira, você precisará somente das mãos, um pouco de luz (como um abajur sem a cúpula ou uma lanterna) e uma parede clara.

Instruções:
Coloque-se entre a luz e a parede, e a magia começará. Apresentamos aqui quatro exemplos de sombras chinesas que não são tão comuns.

MEIOS DE PAGAMENTO

FORMAS DE ENVIO